Domingo, 22 de Abril de 2007

Efeito de Estufa

 

 

Para estudar para o Teste!!!...

 

 

Todos os dias o nosso Planeta recebe o calor vindo do Sol.

Cerca de 65% é armazenado (permitindo assim que exista VIDA na Terra), enquanto que 35% são devolvidos para o espaço.

 

 

A cobertura de nuvens da Terra reflete cerca de um quarto da radiação proveniente do Sol, devolvendo-a ao espaço, de maneira que esta radiação não participa do aquecimento do nosso planeta.

Parte da radiação recebida é refletida por moléculas de gás da atmosfera e parte por materiais da superfície da Terra.

Superfícies líquidas, rochas, solo, vegetais e especialmente neve e gelo refletem a energia solar.

As nuvens, a atmosfera e os materiais da superfície terrestre refletem, em conjunto, praticamente 35% da radiação solar. Os 65% restantes da insolação são absorvidos ao nível da superfície da Terra.

Assim, a maior parte da insolação que não é refletida e perdida para o espaço é usada no aquecimento das áreas sólidas e líquidas da Terra.
Já que a Terra está em equilíbrio radiante, toda a energia absorvida é devolvida ao espaço na mesma proporção. Se assim não fosse, a Terra não poderia manter uma temperatura aproximadamente constante.

 

 

 

A Terra e a atmosfera aquecem absorvendo radiações, porém a energia que recebem não é suficiente para ficarem muito quentes. 

Como consequência disso, irradiam energia em temperaturas muito inferior à do Sol.

 

Curiosidade:

A radiação da Terra e sua atmosfera é sentida muito mais como calor do que vista como luz. Já devem ter sentido o calor irradiado pelo alcatrão das estradas, pelo solo e por outras superfícies, nas épocas quentes do ano.

 

 

 

A radiação solar que chega ao solo é absorvida e, em seguida, re-emitida na forma de radiação infravermelha. Essa radiação perder-se-ia no espaço se não fosse a presença dos gases de efeito de estufa: vapor de água, dióxido de carbono, metano, ozono.


O efeito de estufa refere-se ao processo físico pelo qual a presença desses gases atmosféricos faz com que a Terra mantenha uma temperatura de equilíbrio maior do que teria caso estes gases estivessem ausentes.

Se não fosse o efeito de estufa, a vida como a conhecemos nunca teria surgido na Terra; teria sido demasiadamente frio. Estima-se entre -32 ºC a -23 ºC a temperatura do planeta se estes gases não existissem.

 

 

 

A poluição na Terra tem aumentado DRÁSTICAMENTE...

o QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA O AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO DE GASES DE EFEITO DE ESTUFA NA NOSSA ATMOSFERA E, CONSEQUENTEMENTE, PARA O AQUECIMENTO GLOBAL.

 

 O ritmo acelerado de industrialização e poluição aumentou enormemente a quantidade dos gases responsáveis pelo efeito de estufa e afectou o equilíbrio ecológico.

Se a quantidade desses gases aumentar muito, a radiação infravermelha retida pela atmosfera será maior, aumentando a temperatura do planeta.

 

 

 


É um aquecimento de grandes proporções que tememos!

 

Ele poderá provocar o degelo das calotas polares, elevando o nível dos mares e inundando regiões mais baixas. Mais secas podem ocorrer e mais desertos podem ser criados.
É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito de estufa, e há debates e estudos científicos ainda em andamento. Alguns cientistas afirmam que nos próximos 50 anos poderá haver um aumento de aproximadamente 2ºC na temperatura média do planeta.

 

 

 

Quero isto TUDO SABIDO!!!!

Prof.

publicado por EscolaJNJ às 16:15
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Blog Action Day

. ...

. Dia 17 de Setembro, lá es...

. Concurso de Páginas&Blogs...

. Lago Tempanos - Patagónia...

. O Lago que está a desapar...

. LIVE EARTH!!!

. Fauna do Parque Natural d...

. Curiosidades...

. Trabalho realizado por: J...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Música

.Planeta Sustentável

.Meio Ambiente Urgente

.Combate ao Aquecimento Global

.Globo Terrestre


.Letras de Músicas


.Contador de Visitas

Web Counter

.Relógio


blogs SAPO

.subscrever feeds