Segunda-feira, 18 de Junho de 2007

Paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

 

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil  da Costa da Caparica

 

 

Na Península de Setúbal, para além de um litoral caracterizado pela presença de povoações, praias, sapais ou serras, surge entre a Trafaria e a Lagoa de Albufeira, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

Criada em 1984 e ocupando uma área de 1.570 ha, a sua importância está principalmente ligada aos aspectos geológicos próprios da sucessão de estratos de rochas sedimentares que constituem a arriba, as mais antigas formadas há 15 milhões de anos.

A arriba, que se encontra no estado fóssil, reporta-se a uma época em que a linha de costa se encontrava mais recuada, enquanto que actualmente, devido a progressiva acumulação de sedimentos paralelamente à costa.

 
 
 
Localização
 
 
A Arriba Fóssil é constituída por uma sucessão de estratos de rochas sedimentares, dos mais importantes da Europa Ocidental.
É ao entardecer que a Arriba Fóssil com formas invulgares, se apresenta em todo o seu esplendor, adquirindo belas tonalidades douradas.
Ao longo dos tempos, a erosão modelou as escarpas onde algumas aves de rapina como a águia de asa-redonda e a coruja das torres encontram abrigo.
 
   
Coruja das Torres                                 Águia da Asa redonda
 
 
 
 
 
 
Praia da Costa da Caparica
 
Fauna
 
A proibição de caça, a existência de diferentes biótopos, aliada à ligação desta área à lagoa de Albufeira, e mesmo à costa do cabo Espichel e ao Parque Natural da Arrábida, através de importantes corredores ecológicos, contribuem para a existência de uma fauna ainda diversificada, entre os quais se destacam:
Coelhos (Oryctolagus cuniculus), raposas (Vulpes vulpes), ouriços-cacheiros (Erinaceus concolor), genetas (Genetta genetta), representam os mamíferos. Da classe das aves fazem parte a gralha-preta (Corvus corone), a poupa (Upupa epops), o pica-pau-verde (Picus viridis) e o pica-pau-malhado-grande (Dendrocopus major), a perdiz-comum (Alectoris rufa), e ainda algumas espécies de aves de rapina adaptadas a ambientes florestais, como a águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) e o açor (Accipiter gentilis).

Se os anfíbios estarão mais associados à lagoa de Albufeira, onde se reproduzem, já os répteis se distribuem por toda a área, melhor adaptados às condições de aridez da arriba. 
É o caso da lagartixa-das-areias (Acanthodactylus erythrurus), do sardão (Lacerta lepida), da sardanisca-argelina (Psammodromus algirus), da cobra-de-ferradura (Coluber hippocrepis), da cobra-rateira (Malpolon monspessulanus) e da víbora-cornuda (Vipera latasti).
 
 
slide show
 
 
Flora
 
A vegetação é predominantemente constituída por comunidades arbustivas temperadas, incluíndo charnecas atlânticas, matos e comunidades de ervas altas. Assim como matos esclerófilos mediterrânicos de folha persistente.
 
 
As principais unidades de vegetação são:
 
Dunar:
 
 
Acacial:
 
 
 
Pinhal:
 
 
 
 
 
Trabalho realizado por:
 
Ana Margarida
nº2
 
Até à próxima!!
música: uhuh
publicado por EscolaJNJ às 15:43
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Cláudia Fidalgo e Soraia Veríssimo a 18 de Junho de 2007 às 16:09
Para começar!!!! Achamos que o trabalho ta muito bom e que tinha umas imagens muito boas!!!!
Achamos que os textos tavam muito escritos!!!


Comentar post


.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Blog Action Day

. ...

. Dia 17 de Setembro, lá es...

. Concurso de Páginas&Blogs...

. Lago Tempanos - Patagónia...

. O Lago que está a desapar...

. LIVE EARTH!!!

. Fauna do Parque Natural d...

. Curiosidades...

. Trabalho realizado por: J...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Música

.Planeta Sustentável

.Meio Ambiente Urgente

.Combate ao Aquecimento Global

.Globo Terrestre


.Letras de Músicas


.Contador de Visitas

Web Counter

.Relógio


blogs SAPO

.subscrever feeds