Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

24 maneiras de poupar água

Há muitas maneiras de poupares água. Vou-te mostrar como:
 
Quando lavares a loiça à mão, não a laves peça a peça. Junte-a e lave-a no lava-louças ou num alguidar cheio de água.
 
Não ponhas a máquina de lavar loiça a trabalhar sem a carga completa.
 
Enche bem a máquina de lavar roupa em cada lavagem. Utiliza o botão de "meia carga", quando possível, no caso de não haver roupa suficiente para encher a máquina.
 
Para pouca roupa ou peças isoladas, não uses a máquina. Lava à mão e utilize a água para lavar o chão da cozinha.
 
● A água de cozedura dos vegetais, depois de arrefecida ou a água da chuva captada podem ser utilizadas para regar as tuas plantas ou o seu jardim.
 
● Verifica o fecho correcto das torneiras após o uso, não as deixando a correr ou a pingar; uma torneira a pingar durante 24 horas, de 5 em 5 segundos, perde 3 litros de água, o que corresponde a mais de 1000 litros de água por ano.
 
O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instala um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fig.1-Água
 
 
 
 
 
 ● Prefere o duche ao banho de imersão.
 
No duche, sê rápido e enquanto te ensaboas não deixes a água a correr, ok?.
 bubbles_bathtub_lg_clr.gif (12405 bytes)
 Enche o lavatório quando fizeres a barba.
 
● Minimiza a utilização da água corrente para escovar os dentes (com uso de copo ou fechando a torneira durante a escovagem), lavares as mãos ou barbeaste(só daqui a uns quantos anos). Poupará 10 a 30 litros de água.
 
Sempre que tiveres de esperar pela água quente no duche, enche num balde ou alguidar a água até ela atingir a temperatura desejada. Esta pode ser utilizada para regar plantas, lavar o carro, dar de beber aos animais de estimação ou até mudar a água do aquário.
 
● Utiliza o autoclismo só quando for necessário; evite descargas desnecessárias.
 
Para saber se o teu autoclismo perde água ponha umas gotas de corante no depósito e se vir água corada na sanita, sem ninguém ter puxado o autoclismo, é porque existe uma fuga.
 
 
 
 
 
 
 
 
● Não transformes a sanita em recipiente do lixo - coloque o lixo (como cotonetes e papel) em balde apropriado para esse fim, evitando deitar lixo na bacia de retrete e a descarga associados.
 
● Reduz o volume de armazenamento do autoclismo, colocando uma garrafa de água dentro do depósito deste, de forma a não interferir com o mecanismo de descarga.
 
Prefere autoclismos que permitam escolher o fluxo de descarga de água. Os autoclismos tradicionais têm capacidades que podem variar entre os 7 e os 15 litros por descarga. A poupança na facturação com o novo sistema dual (6/3 litros) permitirá recuperar o investimento num período de 2 a 3 anos.
 
● Usa a descarga de menor volume, ou interrupção da descarga, para usos que não necessitem de descarga total (ex: urina) - a descarga de maior volume deve ser associada apenas a usos em que esteja presente matéria fecal, cerca de 30% das descargas com autoclismo, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido, Friedler et al, 1995.
 
● Admitindo que o utilizador não usa menor descarga para usos sem matéria fecal e que deita outros materiais que poderiam ser colocados no lixo, com descarga associada, ao passar a usar apenas uma descarga menor (3 litros em vez de 6 litros) e ao não deitar o lixo na bacia de retrete.
 
 
 
Fig.2- Cascata
 
Opta por lavar o automóvel com um balde e uma esponja ou numa estação de serviço. Calcula-se que, ao utilizares mangueira, gastará cerca de 570 litros de água; se utilizar a esponja, apenas gastará 57.
 
Rega as tuas plantas de manhã. Se regares ao meio dia haverá uma evaporação mais rápida da água; à noite pode provocar o aparecimento de fungos nas plantas da relva.
 
● Planta uma sebe, caso tenhas uma propriedade ou jardim. Esta serve de barreira contra o vento, regula o sistema hídrico no solo e nas culturas, controla a erosão, sendo um local de abrigo e de vida de diversas plantas e animais.
 
● Adere à reciclagem do papel – a produção do papel reciclado gasta menos água que a produção de papel virgem; 1 tonelada de papel reciclado poupa 25 mil litros de água.
 
 
Fig.3-Piscina
      Várias destas acções apresentam como vantagem, para além da redução do consumo de água, a correspondente redução das descargas de águas residuais  e dos consumos energéticos associados. Pode encontrar outras acções para os sectores urbano, agrícola e industrial que visam uma melhor utilização do recurso hídrico no Projecto Nacional para Uso Eficiente da Água.
Nunca te esqueças: Poupa hoje para teres amanhã.
 
   gcspro01.gif (9647 bytes)
 
                                                                                                 Daniel Fragoso ,Nº8 8ºA
 
 
 
  
 
 
           
                                                                                                                                
 
 
sinto-me:
publicado por EscolaJNJ às 19:44
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Blog Action Day

. ...

. Dia 17 de Setembro, lá es...

. Concurso de Páginas&Blogs...

. Lago Tempanos - Patagónia...

. O Lago que está a desapar...

. LIVE EARTH!!!

. Fauna do Parque Natural d...

. Curiosidades...

. Trabalho realizado por: J...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Música

.Planeta Sustentável

.Meio Ambiente Urgente

.Combate ao Aquecimento Global

.Globo Terrestre


.Letras de Músicas


.Contador de Visitas

Web Counter

.Relógio


blogs SAPO

.subscrever feeds