Terça-feira, 8 de Maio de 2007

...

Energias Renováveis  

 

 

As fontes de energia dividem-se em dois tipos:

- fontes renováveis ou alternativas;

- fontes não renováveis, fósseis ou convencionais.

 

 

Fontes de energia não renovável

Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas.

ENERGIAS RENOVÁVEIS, O QUE SÃO?

 

Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.

Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.


Estas fontes são, por exemplo, o Sol, o Vento, a Chuva, as Ondas do Mar, o Calor da Terra, as Plantas, etc.. Estas fontes constituem as formas de energia mais limpas de que se dispõe para gerar electricidade. 

Energia HÍDRICA                     

Através da acumulação do rio em barragens ou represas que servem de reservatórios para que ele possa ser utilizado quando é necessário, aproveita-se a energia produzida pelo movimento da água, obtendo-se desta forma energia hídrica.


Esta pode ser utilizada para produzir energia mecânica (como nos moinhos de água) ou electricidade (como nas barragens).


Energia ÉOLICA


A energia eólica é aquela que aproveita o vento. É a mais económica de todas as formas de energia e uma das primeiras a ser utilizadas pelo Homem, para bombear água ou fazer farinha.

 No entanto, a disponibilidade da energia eólica não é sempre igual; esta altera-se de acordo com as variações temporais, tais como: variações anuais (em função de alterações climáticas), variações sazonais (em função das diferentes estações do ano), variações diárias (causadas pelo microclima local), variações de curta duração (rajadas),etc.

BIOMASSA

São designados por biomassa os resíduos naturais e resultantes da actividade humana. São biomassa os subprodutos da pecuária, da agricultura, da floresta ou da exploração da industria da madeira, que constituem matérias primas para a produção combinada de electricidade e calor. Também é considerada biomassa a parte biodegradável dos resíduos

BIOGÁS

O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos.

Energia SOLAR  

A energia solar que atinge a Terra é mais do que suficiente para satisfazer as necessidades energéticas da nossa civilização. Além disso é uma fonte de energia gratuita, abundante, permanente, renovável a cada dia, não polui e não prejudica o ambiente.

 Portugal está entre os países do mundo com melhores condições para aproveitar a energia solar.

 ONDAS

Existem várias formas de aproveitar a energia dos oceanos, como por exemplo através da energia das marés ou da energia das ondas.

Os moinhos de maré que existem , testemunham o aproveitamento pelos nossos antepassados da energia das marés que era transformada em energia mecânica, fazendo mover as mós que moíam os cereais.

Actualmente procura-se transformar a energia das marés e das ondas em energia eléctrica. O potencial é enorme se considerarmos a força das ondas e a imensidão dos oceanos.


Energia
GEOTÉRMICA

 

 

A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra e térmica está ligada a quantidade de calor. Esta energia que vem do fundo da Terra pode chegar até à superfície através, por exemplo, de fontes de água quente (géisers), ou ser tirada do interior do solo, através de furos.

A energia geotérmica provém do calor interno da Terra e é utilizada nos Açores há várias centenas de anos, para cozinhar alimentos.

 Quais são as  vantagens das energias não fósseis?

As fontes de energia não fóssil  possuem principalmente vantagens ambientais:

  • São, de um modo geral fontes inesgotáveis de energia;
  • Têm poucos efeitos negativos sobre o ambiente ;
  • Estão disponíveis um pouco por todo o país, evitando a importação.
  • Reduzem as emissões de CO2
  • Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

 Também existem desvantagens?

 

No entanto, não deixam de existir alguns problemas que se prendem principalmente  com o custo e o desenvolvimento da tecnologia, aspectos que têm dificultado a sua generalização.

·       Energia solar: a principal desvantagem prende-se com os preços elevados para adquirir a tecnologia; além disso, para ser produzida em larga escala necessita de grandes espaços.

·       Energia das ondas: também pode ser bastante dispendiosa.

·        Energia eólica: o custo inicial das turbinas é maior do que o das energias convencionais. Os aerogeradores provocam ruído, poluição visual, interferências nos sinais de televisão e podem perturbar as aves. Por outro lado o vento não sopra 24 horas por dia, o que pode causar problemas na entrega de electricidade.

·       Energia da biomassa: o método de combustão da biomassa não é limpo, embora produza poluentes menos danosos do que a queima dos combustíveis fósseis.

·       Hidroeléctrica: as alterações dos cursos de água podem provocar a destruição de habitats e condicionar a navegação nos cursos de água. Causa ainda erosão de solos podendo ter impacto na vegetação do local.

 

Trabalho realizado por: Soraia Monteiro  N.º21      8.ºA

 

 Está óptimo Soraia!

Tens sido uma das mais responsáveis pela manutenção deste Blog.

Continua...

 

Prof.

  

publicado por EscolaJNJ às 20:46
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Giuseppe a 6 de Julho de 2009 às 15:01
Super simples e bem explicado!! Me ajudou muito em um trabalho de Química! A prof é exigente e não aceita trabalho com uma linguagem rebruscada, daí achei esse blog com tudo bem resumido mas com detalhes, retirei parte desse trabalho dele, obvio que não como cola,
mas Agradeço!!


De Flávio a 14 de Maio de 2010 às 10:12
Obrigada pela vosso trabalho! Agradeço a professora em especial e aos seus alunos! Pois este blog tem-me auuxiliado bastante nos trabalhos para a disciplina de Ciências Naturais...

Obrigada...


Comentar post


.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Blog Action Day

. ...

. Dia 17 de Setembro, lá es...

. Concurso de Páginas&Blogs...

. Lago Tempanos - Patagónia...

. O Lago que está a desapar...

. LIVE EARTH!!!

. Fauna do Parque Natural d...

. Curiosidades...

. Trabalho realizado por: J...

.arquivos

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

.tags

. todas as tags

.links

.Música

.Planeta Sustentável

.Meio Ambiente Urgente

.Combate ao Aquecimento Global

.Globo Terrestre


.Letras de Músicas


.Contador de Visitas

Web Counter

.Relógio


blogs SAPO

.subscrever feeds